Expectativas da compra
Essa semana adquiri minha mais nova bicicleta, uma Bicicleta Elétrica do grupo Moura. Lançada em 2024, a Moura trouxe uma proposta de atendimento premium para alinhar a expertise de baterias do grupo com uma nova solução de mobilidade urbana para cidades como São Paulo através da bicicleta elétrica Ella1
Eu sempre pensei em adquirir uma bicicleta elétrica pois costumo fazer deslocamentos acima de 10km na cidade para o trabalho e faculdade. Como esses deslocamentos costumam ser feitos em horário de pico, andar de carro é caro e frustrante por causa do trânsito, andar de trem/metrô é insuportavelmente cheio e andar de ônibus é cheio e demorado, abrindo espaço para meu modal de transporte favorito: a bicicleta!
Por mais que eu ame pedalar, se deslocar diariamente para distâncias acima de 10km, tendo que levar uma mochila pesada com notebook e troca de roupa é algo que pode ser bem desgastante.
Foi então que, analisando todos os prós e contras, decidi pela bicicleta elétrica, em especial a Moura Ella. Os principais pontos que me levaram a comprar ela estão listados abaixo:
Atendimento
O atendimento que o grupo Moura está oferecendo para o pré e pós vendas é simplesmente incrível, experiência completamente diferente do que encontro em outras marcas.
- Eles tem um atendimento centralizado no whatsapp onde você fala com um humano e não um robô;
- Se você mora nas regiões atendidas (basicamente São Paulo), eles te proporcionam um test ride completamente gratuito em que eles agendam e levam a bicicleta até o seu endereço e deixam você testar ela livremente pela região2;
- Por mais que a fabricação da bicicleta seja feita na China, a Moura faz um rigoroso controle de qualidade antes de enviar para o consumidor final, além de oferecer um ano de garantia, enquanto as concorrentes oferecem normalmente de 3 a 6 meses;
Qualidade da construção
Por mais que a bicicleta não seja fabricada no Brasil, a Moura se preocupou em concretizar um projeto de qualidade. O quadro é inteiro de alumínio, tamanho único mas com uma composição de canote, selim e mesa que atende os mais variados tamanhos. Eu particularmente meço 174,5cm de altura e achei ela super confortável durante o teste.
Além disso, os componentes como rodas, pneus, câmbio, freios, etc são de alta qualidade, com destaque especial ao freio a disco hidráulico da Shimano e um Câmbio Altus de 8 velocidades.
Autonomia
Em dezembro de 2024, ano do lançamento da bicicleta, a Moura divulgava uma autonomia de 100km com uma carga completa de bateria, chegou inclusive a fazer publicidade junto no canal Manual do Mundo3 com essa informação.
Quando eu entrei em contato novamente com eles, em março de 2025, a informação oficial de autonomia mudou de 100km para 80km com uma carga. Fizeram essa alteração justamente para ficar mais fiel ao rendimento real da bateria.
Essa quilometragem prometida, mesmo os 80km, costuma ser maior do que a maior parte das concorrentes e, com certeza está aliada a construção de uma bicicleta leve (na medida do possível para bicicletas elétricas que são pesadas por natureza) com um motor na medida certa (350W), nem muito forte (não consome tanta energia), nem muito fraco (suficiente para encarar qualquer subida de São Paulo com pouco esforço).
Primeiras impressões como proprietário
Explicado o contexto da minha expectativa, vamos às primeiras impressões quando finalmente recebi ela em casa:
Entrega
A entrega foi com horário agendado e foi super rápido, tinham data disponível na mesma semana. A bicicleta vem completamente montada, lubrificada e com a bateria parcialmente carregada.
Além disso, o pagamento é feito na hora em até 18x sem juros no cartão de crédito.4
Bicicleta e seus acessórios
Conforme comentado anteriormente, a bicicleta vem completamente equipada com paralamas, bagageiros, refletores e iluminação integrada diretamente na bateria. Além disso, algo que me surpreendeu foi uma bolsa de tecido contendo:
- Carregador da bateria;
- Duas chaves para remover a bateria do quadro;
- Ferramentas para reparos básicos;
- Um separador de pastilha de freio para evitar que as pastilhas colem caso precise tirar a roda da frente; e
- Um manual detalhado da bicicleta.
Carga inicial e primeiro pedal com ela
A regulagem padrão que entregaram ela não parece estar muito adequada para minha posição, mas isso é um ajuste fino que é simples de fazer e não tinha como eles saberem antes…
Fora isso, a bateria veio carregada mais da metade, precisando de aproximadamente 4 horas para atingir a recarga completa e sair para o primeiro teste.
Fiz o carregamento com a bateria fora do quadro, conforme orientado pelo manual. A bateria em si não esquenta, mas a fonte do carregador esquenta bastante.
Logo no meu primeiro teste, não quis simplesmente usar o maior nível de assistência, pelo contrário, queria descobrir qual era o mínimo confortável para usar, pensando num cenário de preservação máxima da autonomia.
Já na minha primeira ida ao trabalho com ela, cerca de 11km, ela apresentou um erro no visor no meio do trajeto, mas continuou operando o motor normalmente, além disso, na ida usei em praticamente todo o trecho o nível um de assistência, e na volta resolvi testar ela na subida da Avenida Rebouças para ver se ela aguenta o tranco.
Na Av. Rebouças, precisei usar a assistência máxima para manter uma velocidade acima de 20km/h e nesse momento vi o mostrador de bateria sugando toda energia por conta do esforço, até me assustei. Quando finalizou a subida e voltei a usar uma assistência mais baixa, o indicador de bateria aumentou, ou seja, aparentemente não da para usar muito o nível 3 de assistência, o que é uma pena se você tiver uma subida mais íngreme no trajeto.
De modo geral, percebi que preciso fazer alguns ajustes de ergonomia nela e testar a autonomia máxima no uso dos trajetos diários, mas hoje ela está com aproximadamente 70% da carga com cerca de 34km rodados.

Conclusão
A bicicleta elétrica Ella do grupo Moura a princípio é uma ótima opção que veio para somar na mobilidade urbana dos paulistanos. Com uma boa construção e um atendimento de qualidade, espero que seja uma boa aposta a médio/longo prazo.
Por fim, essa é uma avaliação com um dia de uso, muita coisa ainda pode mudar, tanto para melhor quanto para pior. Daqui 6 meses (ou menos) volto para fazer uma segunda avaliação mais detalhada sobre a experiência com ella.
- https://www.ebikeella.com.br/ ↩︎
- Teste realizado em março de 2025, é possível que eles mudem o procedimento em algum momento. ↩︎
- https://youtu.be/n9ryP76mvyc?si=Jguzycj5UwleWUsQ ↩︎
- Condição comercial de Abril de 2025. ↩︎